Saiba como manter a pintura e o brilho do seu veículo, com o custo-benefício que você precisa utilizando duas técnicas para potencializar a proteção da superfície: PPF e Ceramic Coating.
O Paint Protection Film (PPF) é um filme/adesivo termoplástico transparente com poliuretano resistência máxima. É aplicado na superfície de veículos para prevenir qualquer tipo de dano na pintura original. Pela alta resistência não é necessário nenhum outro tratamento, nano cerâmicos, selantes ou sobrecapas para a proteção. Entretanto, é imprescindível a realização habitual da manutenção.
O PPF cobre de forma completa com uma potente proteção contra intempéries climático e agressões como: pedriscos; abrasões; raios UV. Isso pode manter a originalidade da pintura e o brilho com extrema repelência.
Para saber mais sobre o que é PPF, clique AQUI e descubra tudo sobre o assunto.
O Ceramic Coating potencializa a rigidez do verniz, intensificando a pintura em uma camada extremamente resistente a arranhões. Evita o desgaste do verniz e da pintura, protegendo contra raios UV’s, sem deixar que a transferência de resíduos impregne no automóvel, minimizando a frequência de lavagens e a manutenção. Protege a superfície e a pintura de diversos atritos externos.
A dureza do revestimento preserva o resultado obtido durante a correção da pintura e torna a degradação mais letárgica durante a manutenção.
Para saber mais sobre Ceramic Coating, clique AQUI!
Um automóvel andando com a tração das rodas normalmente vai jogar resquícios de pedregulhos do asfalto para trás, em estradas pode acontecer desses detritos também insetos que acabarem sendo direcionados até o automóvel.
Os insetos deixam os excrementos e seus cadáveres na pintura, e algumas espécies podem conter ácido em seu organismo (se não todas), gerando consequências graves que podem danificar e manchar o verniz e a pintura do carro.
Existe também a incidência de impactos na parte frontal do veículo, seja em estradas, zonas rurais e até mesmo áreas urbanas, esse tipo de atrito com frequência acaba prejudicando a lataria, por isso o grau de importância com o local da aplicação é maior. Assim como o capô, parachoque, paralamas, faróis, faróis de milha, capa de retrovisores, colunas de porta, o mais indicado é aplicar o PPF, porque a película de poliuretano pode ser removida sem causar nenhum tipo de dano e muito rápido, diferente do Ceramic Coating de quartzo.
As superfícies do automóvel com baixo índice de atritos e dejetos são as laterais, e nessas regiões específicas o mais indicado é revestir com o Ceramic Coating porque a probabilidade de manchar e ter que trocar é bem menor do que na área frontal.
O Ceramic Coating pode ser introduzido em cima do PPF para ter um efeito mais duradouro, mas além de ser uma técnica que raramente é utilizada, o procedimento inverso é impossível.
A superfície do carro fica extremamente lisa e plana quando o Ceramic Coating é inserido, e a película de proteção revestindo o material (PPF) não teria nenhum tipo de fixação.
O PPF é um material com mais praticidade e facilidade ao ser substituído. Já o Ceramic Coating é uma camada líquida com composições químicas que entram em fusão e se transformam no quartzo, uma camada vitrificada tão rígida que se torna praticamente um revestimento irremovível.
Os produtos utilizados nas duas técnicas de aplicação para a camada de proteção são importados. As marcas que a Art Attack P.D. utiliza para estes processos são Hexis (PPF) e Gyeon Quartz (Coatings Ceramic).
Para o PPF existe um processo de descontaminação e esterilização, onde é feita com descontaminantes ferros e orgânicos e posteriormente esterilizado com álcool isopropílico. Antes da aplicação do PPF, a superfície precisa estar totalmente limpa. Aqui na Art Attack P.D. utilizamos o APE FOAM POTION ou o APE POTION FLUID ambos da marca alemã Yellotools (importados pela Dimas Brasil - Wrap Store), para depois começar a aplicar o Bodyfence.
A Hexis, marca francesa de renome mundial no meio automotivo, é fabricante oficial do Bodyfence, o filme adesivo termoplástico de poliuretano (PPF) importado pela Sidsigns Brasil.
Para o procedimento de Ceramic Coating, utilizamos a marca Coreana com nanotecnologia Gyeon uma das melhores do mercado mundial, para uma perfeita aplicação do Coating a descontaminação é semelhante a descontaminação do PPF, porém aqui na Art Attack P.D. fazemos também o processo de correção de pintura GYEON (com Q² Compund, Q² Polish e Q²Primer) que é extremamente importante para posteriormente iniciarmos a aplicação dos Coatings Cerâmicos da Coerana que são importados pela DetailShop Brasil.
Processo de fabricação é um deles, depois vem toda uma cadeia de vantagens e desvantagens com relação a sua remoção.
O PPF tem um custo maior, seja. para os fabricantes, importadores, estúdios e aplicadores até o cliente final.
Entretanto a tecnologia empregada no produto compensa o investimento com um método de remoção extraordinariamente simples ao comparar com o Coating e seus impactos na pintura original do veiculo, além da agilidade em substituir uma peça avariada e o custo no futuro.
O Coating é uma grande proteção que sem a remoção pode gerar uma película de segurança, mas se houver a necessidade de remover o Coating pode acabar danificando a pintura por ser necessário um procedimento agressivo (corte com polimento) para retirar a camada de quartzo.
Em compensação o Ceramic Coating custa apenas 15% do percentual do PPF, mas a remoção é muito delicada.
Mesmo os dois países em que os produtos importados são fabricados estarem em continentes diferentes, na Ásia e na Europa, ainda assim a moeda que circula através das transações é o dólar, afetando diretamente os preços dos produtos. Por isso a média de preço sofre com as alterações do mercado.
Quando as duas técnicas são utilizadas em conjunto, elas passam a ser o complemento uma da outra e o custo-benefício garante uma proteção altamente completa e especializada para manter a pintura de qualquer automóvel intacta.
Superior ao Ceramic Coating, o PPF está em um nível acima do H9 e de qualquer outro produto de envelopamento disponível no mercado. O PPF não tem a mesma rigidez que o Coating, e pode passar por um processo de regeneração de alguns riscos. Com esse alto índice de resistência, não é necessário nenhum tipo de tratamento nanocerâmico pela potência do PPF contra intempéries climáticos, mantendo a originalidade da pintura e protegendo a superfície.
Se o cliente escolher o Mix, a parte frontal em PPF e no restante do carro for aplicado o Ceramic Coating, o custo-benefício investido é menos de 50% do que seria o revestimento completo em PPF.
A manutenção desse Mix de PPF e Ceramic Coating são lavagens pré-estabelecidas com técnicas necessárias para cada aplicação, utilizando produtos que não são agressivos à durabilidade do material e que não representem nenhum efeito que seja adverso visualmente.
Uma lavagem incorreta pode ser altamente prejudicial para o aspecto das duas aplicações, por isso o ideal é buscar profissionais da área com a certificação adequada e que realizem o procedimento mantendo a hidrofobia e o brilho em ambos os revestimentos.
Se houver qualquer dano aparente que pode causar manchas ou algum tipo de alteração na superfície tratada, a manutenção como prevenção pode auxiliar na detecção do problema em potencial para que seja erradicado antes de danificar o Coating ou o PPF.
A aplicação do PPF ou do Coating Ceramic ou até mesmo o mix do PPF junto com o Ceramic Coating é uma medida preventiva com um custo mais acessível, mantendo a originalidade da pintura, além dos benefícios a longo prazo com mais vantagens do que se preocupar com riscos, arranhões e marcas que podem danificar a pintura e a lataria.
Uma repintura pode desvalorizar o seu veículo enquanto uma proteção certificada internacionalmente pode agregar valor tangível e intangível ao automóvel.
Um dos Mix oferecidos pela Art Attack P.D. é o Kit Apolo, onde o filme de poliuretano (PPF) é aplicado no capô, paralamas e parachoque dianteiro, contra agressões, abrasivos e raios ultravioletas. Os locais em que não é aplicado o PPF, pode ser aplicado o Ceramic Coating para proteção total do automóvel.
Sempre procure profissionais que tenham as certificações adequadas para garantir o melhor tratamento para o seu veículo.
Há 10 anos no mercado, a Art Attack P.D. tem capacitações técnicas, atendimento e ferramentas, buscando sempre parcerias sólidas com grandes marcas e representantes comerciais dentro e fora do Brasil.
06 abr 2021, 22h03 |